Caracterização de Conteúdo de Rádio Transmitido pela Internet

Lucas Machado de Oliveira

O aumento na adoção da internet abriu caminho para uma nova onda de aplicações e mudou drasticamente o modelo de negócios de diversos serviços. O modelo tradicional de radiodifusão, que utiliza ondas eletromagnéticas para transmissão de conteúdo, também foi afetado. Hoje em dia, a transmissão de rádio baseada na Internet já é uma realidade.

Uma vantagem do rádio pela internet sobre o rádio por ondas é a possibilidade de acessar estações de rádio de outros países, algo que não seria possível devido ao alcance limitado das ondas de rádio. Outra vantagem é o baixo custo da transmissão de conteúdo de rádio pela Internet. Além disso, a coleta e análise de dados de usuários possibilita a geração de conteúdo personalizado e uma melhor colocação de propaganda pelas estações.

O principal objetivo deste trabalho é a coleta e caracterização desse tipo de serviço de difusão de conteúdo. Para isso, serão coletados dados do SHOUTcast, um serviço gratuito para a transmissão de áudio criado em 2004 pela Nullsoft. O objetivo é a coleta de uma quantidade relevante de dados, e os trabalhos de caracterização serão direcionados em dois aspectos: fatores relacionados à audiência e conteúdo de propaganda, uma vez que o modelo financeiro das estações de rádio depende de propagandas.


2017/1 - MSI2

Orientador: Olga N. Goussevskaia

Palavras-chave: radiodifusão, áudio, rádio, internet e propaganda

PDF Disponível