Coletor de Dados do TikTok

Pedro Renato Ferreira da Silva

As redes sociais online atualmente funcionam como uma extensão do mundo físico, replicando as dinâmicas sociais vigentes e, em certas situações, apresentando o seu próprio conjunto de regras e comportamentos peculiares.
A comunicação por meio da internet ocorre desde 1970, porém o modelo de redes sociais que conhecemos nos dias de hoje, como sendo um mecanismo coletivo e de colaboração massiva, evidenciou-se a partir de 2005, momento no qual houve uma mudança de paradigma na internet. As páginas na web passaram a ser orientadas aos usuários, ou seja, agora eles conseguiriam criar, compartilhar, colaborar e comunicar informações com outros usuários de forma simplificada, algo que não era possível em anos anteriores. O advento das redes sociais online apresenta-se como um fenômeno relativamente recente, mas com um impacto marcante na sociedade, haja vista a notável influência nos âmbitos social, econômico, político e psicológico da população mundial. Sendo assim, surge a necessidade de estudos que buscam compreender o comportamento humano no ambiente virtual e os seus efeitos.
Dentre as principais redes sociais presentes nas plataformas digitais encontra-se o TikTok. Lançado em 2016 pela empresa chinesa ByteDance. em apenas um ano o aplicativo tornou-se o mais baixado do mundo e atualmente contém mais de 1 bilhão de usuários. Nesse sentido, o entendimento do comportamento dos usuários e criadores de conteúdo em tal rede social representa, consequentemente, a compreensão das dinâmicas sociais vigentes em um território bastante representativo do ambiente online.
A partir do cenário apresentado dois pontos se tornam evidentes: a necessidade de extração dos dados do TikTok e, posteriormente, a análise dos mesmos, a fim de gerar estudos, bem como validar hipóteses acerca do tema. Com base nisso, os objetivos de trabalho definidos serão, em um primeiro momento, o desenvolvimento de um programa capaz de coletar os dados presentes no TikTok.


2024/1 - MSI1

Orientador: Jussara Almeida

Palavras-chave: TikTok, Computação Social, Coletor

Link para vídeo

PDF Disponível