Construção de uma Interface Simplificada de Desenvolvimento de Jogos voltada para Educadores Brasileiros

MARCOS VINICIUS CALDEIRA PACHECO

O desenvolvimento de jogos eletrônicos é uma atividade complexa, que envolve múltiplas áreas de conhecimento, desde lógica às artes visuais, e a utilização de ferramentas especializadas e, por isso, consiste em um desafio único na área de engenharia de software [1]. Os desenvolvedores de jogos enfrentam o desafio não apenas de conceber jogos que se conectem com o público alvo, mas também de lidar com as complexas demandas técnicas inerentes à programação de jogos digitais [2].
Na esfera educacional, os jogos eletrônicos têm ganhado importância como ferramentas de ensino, servindo para envolver alunos de maneira mais imersiva. No entanto, a criação de jogos educacionais personalizados esbarra na complexidade dos motores de jogos (ou game engines), que são softwares ou conjunto de ferramentas projetadas para auxiliar no desenvolvimento de jogos digitais. Geralmente essas engines são voltadas para profissionais da indústria de jogos e, portanto, inacessíveis para a maioria educadores e estudantes sem experiência em programação [3].
Neste cenário, surgem ferramentas de design de jogos simplificados, que buscam democratizar o processo de desenvolvimento, reduzindo a complexidade técnica e tornando a criação de jogos acessível para educadores que podem não possuir uma experiência técnica mais avançada. Esta pesquisa se concentra na necessidade de simplificar o processo de criação de jogos e visa desenvolver um protótipo de criação de jogos que tenha uma interface simplificada e seja mais acessível a educadores do ensino fundamental brasileiro.
Na primeira parte deste trabalho, foi realizada uma análise de motores de jogo (game engines) que possibilitam o desenvolvimento de uma interface simplificada, e chegou-se à conclusão de que usar a Godot Engine1 é um caminho prático e viável. Também foi estabelecido um escopo de funcionalidades do protótipo, que será utilizado para orientar o desenvolvimento da interface de construção de jogos simplificada. Como continuação deste trabalho, foi implementado um protótipo de ferramenta autoral para desenvolvimento de jogos educativos considerando o escopo de funcionalidades identificado.

2024/1 - POC2

Orientador: Raquel Oliveira Prates