Default Route Analytics: Um Sistema de Monitoramento de Rotas Padrão em Sistemas Autônomos
Ao enviar um pacote pela internet, ele percorre diversas redes (Sistemas Autônomos) até chegar ao seu destino final. Estes Sistemas Autônomos (ASes) utilizam o Border Gateway Protocol (BGP), um protocolo de roteamento de pacotes entre domínios de ASes para o roteamento inter-domínio de pacotes. Em poucas palavras, este protocolo possui uma tabela internamente que mapeia o prefixo IP de destino do pacote para um endereço de destino do próximo salto. No entanto, há cenários em que nenhum prefixo da tabela BGP contempla o endereço de destino do pacote IP e, ao invés de descartar o pacote, o AS passa para frente por meio de uma rota padrão na esperança de que o pacote seja entregue.
O uso de rotas padrão no roteamento inter-domínio de pacotes é prejudicial à Internet e pode fazer, por exemplo, o pacote percorrer um caminho subótimo e utilizar recursos computacionais do AS de forma desnecessária para trafegar um pacote que deveria ser descartado previamente.
Este trabalho desenvolve um sistema de monitoramento de rotas padrão em Sistemas Autônomos que permite operadores de redes e pesquisadores analisar a adoção desta prática em diversos ASes.
2025/2 - POC2
Orientador: Ítalo Fernando Scotá Cunha
Palavras-chave: Redes, BGP, Rota Padrão,
PDF Disponível