Estudo e ações práticas sobre o impacto e a importância das empresas juniores no contexto de empreendedorismo, inovação e gestão empresarial para alunos da UFMG

João Vitor Mateus Silva

(UFMG) é um centro de ensino multifuncional que busca trabalhar as individualidades de cada aluno para não só formar pessoas com conhecimento teórico, mas também indivíduos que possam impactar a sociedade com seu trabalho, independente do formato e área escolhida. Com isso, além das diversas matérias oferecidas pelas grades dos cursos, é de suma importância que haja uma busca por parte dos alunos e dos coordenadores em formas de complementar o ensino direcionado para a locais de maior interesse através de iniciação científica, estágio, participação em empresa júnior e afins. Pensando na vertente de empreendedorismo e inovação, temos nas empresas juniores uma grande fonte de vivência e conhecimento devido ao trabalho empresarial no dia a dia e no contato direto com pessoas necessitadas de diferentes formas de soluções. No entanto, o benefício das empresas juniores vai muito além apenas da vivência empresarial de seus voluntários, o ecossistema criado pelo movimento brasil junior trás diversas vantagens para diversas áreas cruciais da sociedade, tais como a de saúde e a de educação. Com isso, esse trabalho entra em mais detalhes sobre esses benefícios e corrobora com melhorias para o movimento.

2024/1 - MSI2

Orientador: Adriano César Machado