Estudo sobre o impacto e a importância da empresa júnior da computação (iJunior) no contexto de empreendedorismo, inovação e gestão empresarial para alunos da UFMG

João Vitor Mateus Silva

A área de tecnologia abrange um leque infinito de possibilidades futuras para seus alunos, indo de carreiras no âmbito operacional até trabalhos em áreas corporativas, organizacionais e inventivas. Junto a isso, além das diversas matérias oferecidas pelas grades dos cursos do DCC, é de suma importância que haja uma busca por parte dos alunos e dos coordenadores em formas de complementar o ensino direcionado para a área de maior interesse através de iniciação científica, estágio, participação em empresa júnior e afins. Pensando na área de empreendedorismo e inovação, temos nas empresas juniores uma grande fonte de vivência e conhecimento devido a vivência empresarial no dia a dia e no contato direto com pessoas necessitadas de diferentes formas de soluções. Nesse universo de empresas juniores, existe a iJunior, empresa júnior de computação e cursos correlatos, que busca utilizar as melhores tecnologias em seu alcance para realizar as propostas de diversos clientes, focando seus resultados em construção de software e inovação. No entanto, a proposta da iJunior não é apenas a construção e entrega de um software, mas a obtenção de valor em todo negócio do cliente, através de construção conjunta de um serviço. Por esse motivo, a atuação dos membros não se limita ao desenvolvimento de software, indo de organização empresarial, gerindo diversas áreas relacionadas a de uma empresa “sênior”, como comercial, marketing ou gestão de pessoas, até inovação e gestão de projetos trabalhando junto aos clientes para demandas individuais, alinhadas com a proposta da empresa. Pensando nisso, e na realidade dos alunos dos cursos de tecnologia da UFMG, este trabalho entra em mais detalhes na atuação da iJunior e relaciona sua atuação com o empreendedorismo e inovação no ambiente do DCC e na evolução pessoal de cada aluno participante.

2023/2 - MSI1

Orientador: Adriano César Machado