Ferramenta de Gestão de Turmas para o Curso de Introdução à Computação para Bioinformática

Vitor Rodarte Ricoy

O principal objetivo do presente trabalho é apresentar as atividades realizadas durante o Projeto Orientado em Computação II. O projeto é de cunho tecnológico e tem como objetivo a construção de uma ferramenta de gestão de turmas para o curso de extensão: “Introdução à Computação para Bioinformática”, ministrado pela professora Raquel Minardi. A ferramenta será importante para executar a analítica de aprendizagem por meio dos dados gerados pelos alunos, permitindo o acompanhamento mais detalhado e menos trabalhoso destes, visto que o curso é ministrado em um ambiente remoto e possui turmas com um número grande de estudantes.

Para demonstrar os resultados do projeto, primeiro é apresentada a contextualização e os trabalhos relacionados com as atividades desenvolvidas. Após isso, é apresentada a metodologia e o processo de desenvolvimento das atividades realizadas durante o projeto, sendo as principais: a análise exploratória dos dados, a definição das visualizações e do modelo preditivo, a implementação do modelo preditivo e a implementação da ferramenta. Em seguida, são apresentados os resultados alcançados no Projeto Orientado em Computação II, em conjunto com discussões e observações sobre tais resultados. Por fim, são apresentadas as conclusões e também os trabalhos futuros.

2023/1 - POC2

Orientador: Raquel Cardoso de Melo Minardi

Palavras-chave: Ciência de Dados Educacional. Learning Analytics. Analítica de Aprendizagem. Moodle. Introdução à Computação para Bioinformática. Ferramenta Educacional. Gestão de turmas. Python.

Link para vídeo

PDF Disponível