Ferramenta para visualização híbrida de informações geográficas

Bruno Ferreira Da Silva

Este trabalho relata o estudo e desenvolvimento de software realizados no escopo das disciplinas Monografia em Sistemas de Informação I e II. Este projeto consiste no desenvolvimento de uma ferramenta para visualização híbrida de informações, combinando dados geográficos e dados convencionais, desta maneira potencializando as possíveis analises que podem ser realizadas visualmente sobre os dados. A relevância da ferramenta desenvolvida está em oferecer alternativas para resolver dificuldades existentes na análise e visualização de dados, ao combinar informações geográficas com outras fontes possíveis de dados. Desta maneira este trabalho será dividido em três partes principais. Primeiramente é feita uma apresentação do problema, e são apresentados alguns casos de uso similares. Em seguida, é discutido o processo de desenvolvimento do trabalho, dividido nas etapas de escolha e tratamento dos dados e desenvolvimento da ferramenta. Ao final, são apresentadas algumas das visualizações viabilizadas pela ferramenta, de modo a demonstrar sua utilidade e características, assim como são apresentadas algumas analises realizadas com base em dados reais coletados.

2023/2 - MSI2

Orientador: Clodoveu A. Davis Junior

Palavras-chave: Dados geospaciais. Visualização. Visualização Híbrida. Mapa.

Link para vídeo

PDF Disponível