Integração de Bancos de Dados Orientados a Grafos ao Ambiente Jupyter Notebook

Matheus Filipe Sieiro Vargas

O projeto Jupyter nasceu como extensão ao IPython com intuito de prover ambiente de computação interativa para exposição de dados e computação científica. A ferramenta tem sido amplamente utilizada devido a facilidade de integração com bibliotecas para as mais específicas finalidades, como por exemplo big data, machine learning e visualização de dados. Por possuir código aberto, apresenta forte relacionamento com a comunidade e facilidade de integração.
Por outro lado, objetivando extrair melhor desempenho em persistência e manipulação de dados, os bancos de dados orientados a grafos surgiram em alternativa para os modelos relacionais tradicionais, quando o tipo de relacionamento entre as entidades é fundamental para o escopo em questão.
O objetivo do projeto é apresentar as formas de relacionar as duas ferramentas a fim de extrair as vantagens do uso de cada elemento envolvido. Para tanto, apresenta um aprofundamento no estudo de algumas implementações disponíveis no mercado e expõe para cada uma delas as formas de comunicação com o ambiente em questão.


2019/2 - POC1

Orientador: Mirella Moura Moro

Palavras-chave: Projeto Jupyter, Jupyter Notebook, Bancos de Dados, Bancos de Dados Orientados a Grafos, Grafos

PDF Disponível