Modelagem de Painel de Business Intelligence com Dados Históricos do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Diógenes V. M. Oliveira

Este trabalho aborda a estruturação de um Data Warehouse (DW) e um painel de Business Intelligence (BI) com dados abertos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O Encceja é um exame relevante para a educação brasileira e fornece informações sobre o desempenho dos alunos em diferentes áreas do conhecimento. Realizou-se a estruturação do DW no ambiente de computação em nuvem AWS utilizando-se técnicas de modelagem dimensional, a fim de permitir uma análise abrangente dos dados e proporcionar discussões para a melhoria do sistema educacional.
O BI foi desenvolvido no Tableau Desktop e publicado no Tableau Public, e conta com visualizações sobre o Exame, características dos participantes e desempenho nas provas.

2023/2 - MSI2

Orientador: Flavio Vinicius Diniz de Figueiredo