Sistema de Gerenciamento de Oportunidades

Ingrid Lagares Santana

Grande parte dos estudantes cursam o ensino superior com o objetivo de, futuramente, ingressar no mercado de trabalho. Durante sua permanência nas instituições
de ensino, esses estudantes já possuem a preocupação sobre como serão inseridos nesse mercado, se estarão suficientemente preparados e qual área irão seguir.

No caso das universidades públicas, parece existir uma percepção geral na comunidade de que elas preparam seus alunos com ênfase na promoção de pesquisa e inovação,
deixando-os despreparados para o mercado de trabalho. Isso fomenta entre os universitários uma preocupação ainda maior sobre o seu futuro profissional.

Nesse processo, o ganho de experiência pode ser essencial para a preparação do estudante. Estágio, trabalho voluntário, trainee, pesquisa, iniciação científica e participação
em empresas júniores são oportunidades que podem aprimorar a formação do aluno.

Portanto, um papel importante a ser desempenhado pelas instituições de ensino é captar, centralizar e divulgar essas oportunidades de forma acessível aos alunos, aproximando
o meio empresarial do meio acadêmico.

Os benefícios do sistema a ser desenvolvido nesse trabalho incluem a automatização do tratamento dos dados dessas oportunidades e a sua divulgação. Dessa forma, os dados ficarão centralizados em uma única plataforma, permitindo a futura aplicação de processos de análise e classificação de dados para um melhor entendimento das qualidades das oportunidades que as empresas e projetos oferecem aos alunos.

Com o desenvolvimento do sistema proposto, o usuário externo (ofertante da oportunidade) terá acesso a plataforma após o cadastro de sua empresa ou instituição, podendo,
então, gerenciar as oportunidades que serão ofertadas. A oportunidade será aprovada pela instituição de ensino e divulgada para o público alvo (estudantes) automaticamente, por
meio de API’s.

Esse projeto deverá ser aplicado no Departamento de Ciência da Computação da UFMG, que atualmente instrui as empresas a enviar a oportunidade de estágio ou emprego por email. Esse mecanismo introduz atrasos no processo de divulgação, já que não existe supervisão de envio de todas as informações obrigatórias para a publicação. Muitas vezes é necessário mais de um ciclo de trocas de emails até que sejam obtidas todas as informações necessárias para que a informação possa ser divulgada, manualmente, para o público alvo.

2019/2 - POC1

Orientador: José Nagib Cotrim Árabe