Construindo o mapa da TV digital
Novas formas de transmissão de conteúdo da TV digital possibilitam o acesso a quantidades cada vez maiores de filmes e programas. Com a variedade crescente de opções de programação, cresce também a dificuldade de se organizar esses programas e de encontrar con- teúdos de interesse. Informações sobre programas de TV existem em abundância, assim como informações sobre seu público, mas não há ainda um conjunto exaustivo de dados, nem um padrão que os governe. O objetivo deste trabalho foi dar início à construção desse conjunto, como base para estudos futuros sobre o domínio da TV digital.
Este trabalho descreve o processo de estudo, coleta e armazenamento de dados referen- tes a programas da TV digital e seus espectadores. A partir de fontes selecionadas da web, em particular, redes sociais voltadas ao compartilhamento de preferências e projetos abertos sobre entidades da TV, buscou-se obter o maior número possível de informações descritivas sobre os programas e sobre sua relação com usuários. O banco de dados obtido ao final desta etapa de trabalho cumpre seu objetivo de permitir a derivação de conclusões sobre a forma como pro- gramas de TV se relacionam entre si e com seus espectadores. Estas informações poderão ser utilizadas como base para a organização de diferentes programas de acordo com suas diferenças e semelhanças. Se organizados num espaço relacional, será, então, possível obter um mapa da TV digital.
2012/1 - POC1
Orientador: Olga N. Goussevskaia
Palavras-chave: TV Digital, Sistemas de Recomendação, Filtros Colaborativos, Personalização de Conteúdo, Armazenamento de Dados, Bancos de Dados em Grafo
PDF Disponível